E a Culpa é minha ???
Quer saber? Não importa… o que importa é que, seja quem for o culpado, todos os envolvidos sempre têm uma parcela da responsabilidade.
Digamos que o carro da frente para de repente e o de trás não tem tempo de frear.
Bum. Bate na traseira.
Param. Conversam. O de trás pede desculpas e diz que pagará o conserto.
Tiram fotos, trocam telefones e seguem, cada um no seu caminho.
Mas ambos com os carros amassados...
Moral da história - não importa de quem foi a culpa, ambos foram prejudicados.
Você pode dizer que a culpa é de quem bateu, porque não manteve a distância adequada ou porque não estava prestando atenção, mas se o da frente não tivesse freado tão de repente, ou se tivesse avisado com a mão, eles talvez não tivessem batido.
Em outras palavras: mesmo a culpa sendo "do outro" e ele pagando o conserto, o carro ficou amassado e ambos perderam tempo e dinheiro com a situação (um carro batido, mesmo depois de consertado, vale menos).
Então é irrelevante de quem é a culpa porque isso não evita a batida. Não resolve a questão.
A mesma coisa acontece com relacionamentos.
Uma pessoa querida está passando por um momento ruim no seu casamento.
Cada um coloca a "culpa" no outro.
Você ouve as acusações e até fazem sentido (de ambos os lados), mas... de que adianta identificar o "culpado"?
Saber de quem é a culpa não resolve a situação.
Independente do culpado, o casamento desanda, os filhos sofrem e a relação acaba.
Não vou descrever o drama porque hoje mais de 50% dos casamentos acabam em divórcio e é provável que você conheça alguma história parecida.
Se não conhece, acredite em mim: é ruim, muito ruim. Para todos.
O que que digo é que não importa de quem é a culpa porque TODOS os envolvidos têm a possibilidade, e portanto a responsabilidade, de fazer algo para mudar a situação.
Dá mais atenção ao trabalho? Pois então arrume um jeito de prender a atenção em casa. Converse. Compartilhe, procure ajuda, antes de a corda arrebentar.
Uma das frases de maior efeito na minha vida é que não somos responsáveis pelo que nos acontece, onde nascemos, que acidentes sofremos e por aí vai, mas somos 100% responsáveis pelo que fazemos com o que nos acontece, pela forma como reagimos.
Tem pessoas que reagem a um acidente com depressão, outras criam movimentos revolucionários que mudam o mundo.
Com empresas é a mesma coisa.
O cliente tem um problema nos 45 do segundo tempo e o fornecedor não consegue resolver a tempo.
Digamos, só para ilustrar, que você decida culpar o fornecedor, que não conseguiu resolver o problema dentro do prazo.
Isso não resolve a questão.
E se o cliente, em vez de ligar no último dia para a entrega da declaração, tivesse ligado alguns dias antes, possivelmente teria dado tempo de resolver e ninguém sairia machucado.
Afinal, se o site da Receita Federal travar nas últimas horas do último dia da entrega, a culpa é da Receita ou é de quem teve 60 dias para enviar a declaração e deixou para a última hora?
Entende o que eu quero dizer?
Todos nós, quando envolvidos numa situação, temos uma parcela de responsabilidade, independente de quem é o culpado.
Por isso, da próxima vez que você sair buscando "culpados" para uma situação qualquer, seja esse alguém um desconhecido, um conhecido ou uma empresa, pergunte-se: como EU poderia contribuir para evitar ou corrigir o problema?
Minha aposta é que dessa forma você vai conseguir melhores resultados para si e para o seu negócio do que se continuar "caçando bruxas".
Cláudio Nasajon - claudionasajon.com.br