Boletins

E a Culpa é minha ???

Quer saber? Não importa… o que importa é que, seja quem for o culpado, todos os envolvidos sempre têm uma parcela da responsabilidade.

Digamos que o carro da frente para de repente e o de trás não tem tempo de frear.

Bum. Bate na traseira.


Param. Conversam. O de trás pede desculpas e diz que pagará o conserto.

Tiram fotos, trocam telefones e seguem, cada um no seu caminho.

Mas ambos com os carros amassados...

Moral da história - não importa de quem foi a culpa, ambos foram prejudicados.

Você pode dizer que a culpa é de quem bateu, porque não manteve a distância adequada ou porque não estava prestando atenção, mas se o da frente não tivesse freado tão de repente, ou se tivesse avisado com a mão, eles talvez não tivessem batido.


Em outras palavras: mesmo a culpa sendo "do outro" e ele pagando o conserto, o carro ficou amassado e ambos perderam tempo e dinheiro com a situação (um carro batido, mesmo depois de consertado, vale menos).

Então é irrelevante de quem é a culpa porque isso não evita a batida. Não resolve a questão.

A mesma coisa acontece com relacionamentos.


Uma pessoa querida está passando por um momento ruim no seu casamento.

Cada um coloca a "culpa" no outro.

Você ouve as acusações e até fazem sentido (de ambos os lados), mas... de que adianta identificar o "culpado"?


Saber de quem é a culpa não resolve a situação.

Independente do culpado, o casamento desanda, os filhos sofrem e a relação acaba.

Não vou descrever o drama porque hoje mais de 50% dos casamentos acabam em divórcio e é provável que você conheça alguma história parecida.

Se não conhece, acredite em mim: é ruim, muito ruim. Para todos.

O que que digo é que não importa de quem é a culpa porque TODOS os envolvidos têm a possibilidade, e portanto a responsabilidade, de fazer algo para mudar a situação.

Dá mais atenção ao trabalho? Pois então arrume um jeito de prender a atenção em casa. Converse. Compartilhe, procure ajuda, antes de a corda arrebentar.

Uma das frases de maior efeito na minha vida é que não somos responsáveis pelo que nos acontece, onde nascemos, que acidentes sofremos e por aí vai,  mas somos 100% responsáveis pelo que fazemos com o que nos acontece, pela forma como reagimos.

Tem pessoas que reagem a um acidente com depressão, outras criam movimentos revolucionários que mudam o mundo.

Com empresas é a mesma coisa.

O cliente tem um problema nos 45 do segundo tempo e o fornecedor não consegue resolver a tempo.

Digamos, só para ilustrar, que você decida culpar o fornecedor, que não conseguiu resolver o problema dentro do prazo.

Isso não resolve a questão.

E se o cliente, em vez de ligar no último dia para a entrega da declaração, tivesse ligado alguns dias antes, possivelmente teria dado tempo de resolver e ninguém sairia machucado.

Afinal, se o site da Receita Federal travar nas últimas horas do último dia da entrega, a culpa é da Receita ou é de quem teve 60 dias para enviar a declaração e deixou para a última hora?

Entende o que eu quero dizer?

Todos nós, quando envolvidos numa situação, temos uma parcela de responsabilidade, independente de quem é o culpado.

Por isso, da próxima vez que você sair buscando "culpados" para uma situação qualquer, seja esse alguém um desconhecido, um conhecido ou uma empresa, pergunte-se: como EU poderia contribuir para evitar ou corrigir o problema?

Minha aposta é que dessa forma você vai conseguir melhores resultados para si e para o seu negócio do que se continuar "caçando bruxas".

Cláudio Nasajon - claudionasajon.com.br